22°
Máx
17°
Min

Tribunal Superior do Trabalho convoca Sindicato dos Aeronautas para audiência no dia 17

Na quarta-feira (3), pilotos e comissários de voo realizaram uma greve entre 6h e 8h da manhã (Foto: Joélcio Santana/Força Sindical) - TST convoca Sindicato dos Aeronautas para audiência no dia 17
Na quarta-feira (3), pilotos e comissários de voo realizaram uma greve entre 6h e 8h da manhã (Foto: Joélcio Santana/Força Sindical)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) convocou o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para uma audiência de conciliação com as empresas aéreas no próximo dia 17, em Brasília, às 9h, para debater o reajuste salarial na renovação da convenção coletiva de trabalho de pilotos e comissários de voo.

Em nota, o SNA informa que, com a audiência marcada para o dia 17, foi convocada, em regime de urgência, uma assembleia da categoria na sexta-feira (5) às 18h, em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, porto Alegre e Brasília, para deliberar sobre os novos rumos para o movimento de greve.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 11% retroativo à data-base de primeiro de dezembro de 2015

Na quarta-feira (3), pilotos e comissários de voo realizaram uma greve entre 6h e 8h da manhã nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Os trabalhadores do setor reivindicam reajuste salarial de 11% retroativo à data-base de primeiro de dezembro de 2015. A última proposta das empresas aéreas oferecia reajustes parcelados (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro), sem serem retroativos.

Também na quarta, o SNA decidiu suspender a greve de pilotos e comissários de voo durante o período de Carnaval, podendo retomar as paralisações a partir da sexta-feira da semana que vem. O sindicato ainda havia marcado uma assembleia na quinta-feira (11) para discutir eventuais novas propostas que fossem apresentadas pelas companhias aéreas - caso aceitas, a paralisação seria suspensa.