21°
Máx
17°
Min

Cadeia produtiva é foco do ‘Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil’

(Foto: Divulgação/Geledes.org)) - Cadeia produtiva é foco do ‘Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil’
(Foto: Divulgação/Geledes.org))

 “Não ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva”, este é o tema da campanha 2016 do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado neste domingo, dia 12 de junho. O Ministério do Trabalho e órgãos da sociedade civil realizarão uma série de ações de sensibilização e fiscalização durante todo o mês.

A proposição do tema, feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e assinado pelo Brasil, tem como base uma nova realidade do trabalho infantil, com crescimento de casos em empresas terceirizadas e na contratação de mão de obra não especializada.

Segundo a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, esse tipo de atividade ilícita na cadeia produtiva é sempre informal e muitas vezes classificado entre as piores formas. “Acontece normalmente assim: o pai da criança é contratado para um serviço, de pedreiro, por exemplo, e leva o filho à obra como ajudante. Ou a família é contratada para prestar serviço a uma empresa de sapatos, e a criança fica com a tarefa de prender as tachinhas da decoração do sapato. A criança não é contratada diretamente, mas ela entra na cadeia produtiva. ”

Colaboração Portal Brasil