22°
Máx
16°
Min

Enchentes fizeram ao menos 175 vítimas na Índias desde junho

As enchentes causadas pelas fortes chuvas do período das Monções na Índia causaram ao menos 175 mortes desde o início de junho, informaram autoridades nesta quarta-feira.

As chuvas, que encerraram dois anos sucessivos de seca sobre o rio Ganges e seus afluentes, fizeram o nível do sistema subir acima do patamar considerado de risco, levando à retirada de centenas de milhares de pessoas de regiões inundadas no norte e no leste da Índia.

As mortes são causadas pelo afogamento, por eletrocução e pelo colapso de residências atingiram principalmente os Estados de Assam, Uttar Pradesh, Bihar e Belgal Ocidental, afirmou Rakesh Ranjan, da Força de Resposta a Desastres Nacionais. A abertura das comportas de algumas usinas hidrelétricas piorou a situação em alguns deles.

As enchentes são comuns em muitas partes da Índia durante o período das Monções, que ocorre entre junho e setembro.

Na cidade sagrada de Varanasi, em Uttar Pradesh, as inundações forçaram a interrupção das cremações na principal área em frente ao rio. Hindus devotos trazem os restos de familiares mortos para Varanasi seguindo a crença de que a cremação ali pode libertar a alma do ciclo de morte e renascimento. Fonte: Associated Press.