27°
Máx
13°
Min

Fechado durante provas de vela, Santos Dumont terá horário ampliado durante Jogos

(Foto: Divulgação)  - Fechado durante provas de vela, Santos Dumont terá horário ampliado durante Jogos
(Foto: Divulgação)

Para compensar a suspensão de voos durante as competições de vela dos Jogos do Rio, o Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, funcionará sem interrupções durante a madrugada para aviação executiva (aviões particulares) e táxis aéreos durante a Olimpíada. Para voos comerciais, o horário foi ampliado. O Santos Dumont abrirá às 6h e fechará às 23h59, uma hora e meia mais tarde que o usual. O anúncio dos novos horários foi feito nesta segunda-feira pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

O horário especial valerá dos dias 3 a 23 de agosto, respectivamente dois dias antes e dois depois das cerimônias de abertura e encerramento. Com a mudança, o aeroporto terá 70 mil passageiros a mais durante o período olímpico.

A estimativa é de 4,5 mil pousos e decolagens a mais, praticamente dobrando a capacidade diária - de 250 pousos e decolagens diários, o Santos Dumont deverá registrar quase 500 no período da Olimpíada no Rio.

Segundo a secretaria, a ampliação dos horários de voos comerciais busca compensar a suspensão de voos durante as provas de vela da Baía de Guanabara. As provas estão previstas para acontecer de 8 a 18 de agosto, com fechamento do espaço aéreo na região entre 12h40 a 17h10.

O espaço aéreo precisa ficar fechado na região durante as provas de vela para permitir que os helicópteros da transmissão televisiva possam se locomover livremente sobre a área de competição, que é vizinha ao aeroporto. Além disso, os voos em baixa altitude sobre a Baía de Guanabara poderiam influenciar o vento e, consequentemente, a competição.