22°
Máx
17°
Min

Ibá: setor de árvore plantada terá papel fundamental nas metas do acordo de Paris

O setor brasileiro de árvores plantadas terá papel fundamental no cumprimento das metas brasileiras no Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima, afirma a presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes. O presidente Michel Temer assinou nesta segunda-feira, 12, pela manhã o acordo.

"Para uma nova economia de baixo carbono, a solução passa pelas florestas plantadas. O setor teve papel relevante na definição e aprovação das propostas, mas será ainda mais importante para que sejam atingidos estes resultados", comentou a presidente da Ibá.

Segundo Elisabeth, com uma base 100% renovável, o potencial de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas é diretamente proporcional à capacidade de criação e aproveitamento de mecanismos de mercado de carbono; e as políticas públicas integradas e coordenadas. "Estima-se, por exemplo, que os 7,8 milhões de hectares de área de plantio florestais no Brasil são responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas carbono equivalente. Além das remoções e estoques de carbono das árvores plantadas, o setor gera e mantém reservas de carbono da ordem de 2,48 bilhões de toneladas de CO2eq e em 5,6 milhões de hectares na forma de Reserva Legal (RL), Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN)."