27°
Máx
13°
Min

Juiz Sergio Moro receberá comenda outorgada pela Fecomércio/PR

(Foto: Vanessa Carvalho / Estadão Conteúdo) - Juiz Sergio Moro receberá comenda outorgada pela Fecomércio/PR
(Foto: Vanessa Carvalho / Estadão Conteúdo)

Em comemoração ao dia do comerciante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) promove em Curitiba, em 22 de julho, a 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, oportunidade em que destaca empresários e trajetórias de sucesso paranaenses.

Três personalidades foram escolhidas para receber a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. Neste ano, recebem os títulos de comendadores o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente e fundador do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta, e o juiz federal Sergio Fernando Moro.

Em 69 anos de existência da honraria, esta homenagem foi entregue a apenas 14 personalidades, além das concedidas este ano.

Guerreiro do Comércio

Na mesma oportunidade, 47 empresários dos sindicatos filiados à Fecomércio PR serão agraciados com o título “Guerreiro do Comércio”. Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres que saíram de seus países e vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades, por brasileiros inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que os empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo travam diariamente uma verdadeira guerra, daí o motivo do nome da homenagem. “Mesmo diante deste cenário que o país está vivendo, nós empresários precisamos continuar com serenidade. Já vivemos situações semelhantes e até piores que esta. Esses empresários que serão homenageados são guerreiros que representam toda a classe diariamente em luta. Vamos continuar trabalhando e evitando demissões. Vamos nos manter unidos para atravessar esse tempo difícil e continuarmos a fazer a nossa parte, abrindo nossas lojas sem esmorecer”, enfatiza.

Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 541 empresários - de um total de 514 mil empresas paranaenses - foram homenageados.

Troféu

Um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri será entregue aos homenageados. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.