26°
Máx
19°
Min

Metade dos novos subprefeitos atua ou atuou em gestões tucanas em SP

ARTUR RODRIGUES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A equipe do prefeito eleito João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (1°) os primeiros 20 prefeitos regionais, metade deles que atua ou atuou em gestões tucanas do governo estadual.

O vice-prefeito e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas (PSDB), afirma teve liberdade para escolher sem pressões. Apesar do discurso antipolítico de Doria, Covas disse que não foi orientado a barrar ninguém por sua atuação política.

"Muitos atuaram em campanhas, mas o fato de terem apoiado este ou aquele candidato não inviabilizou a escolha", disse Covas. "Inúmeras pessoas mandaram currículo e se apresentaram como candidatos. E em nenhum momento houve apontamento por parte do prefeito eleito João Doria de que esse ou aquele prefeito regional deveria contemplar o vereador A ou a vereadora B".

Parte dos futuros administradores trabalha no governo do tucano Geraldo Alckmin. É o caso do prefeito regional da Vila Mariana (zona sul), Benedito Mascarenhas Louzeiro, que atualmente é coordenador da assessoria de relações institucionais da Secretaria de Estado da Educação.

Subprefeitos de SP

Entre os regionais, estão nomes que além da experiência no governo estadual fazem parte da vida partidária do PSDB, como Eduardo Odloak (Sé) e Paulo Mathias (Pinheiros), ambos egressos da juventude tucana.

Odloak prometeu melhoras na zeladoria e fiscalização aos camelôs. Ele foi subprefeito da Mooca na gestão Gilberto Kassab (PSD), que implantou fiscalização linha-dura no Brás e retirou os camelôs do largo da Concórdia.

"Só é possível tirar essas pessoas se tiver alguma alternativa, para deixar o espaço da calçada para o pedestre, isso é o mais importante".

Mathias prometeu diálogo na região de Pinheiros, onde uma das grandes questões com que terá de lidar é o Carnaval. "A prioridade principal é que tenhamos organização, limpeza e segurança [no Carnaval]", disse ele, que garantiu que a gestão Doria não pretende impedir a festa nas ruas do bairro.

Além de indicados políticos, também há administradores de outras áreas de atuação, como policiais. É o caso do subprefeito da Penha (zona leste), o major da reserva da PM Jurandir Junqueira Junior, e a delegada aposentada Rosmary Corrêa, que atuará em Santana (zona norte).

Secretários de Doria