22°
Máx
14°
Min

Objetivo da Justiça é promover o maior número possível de conciliações

(Foto: Ilustração) - Justiça prepara ‘Semana Nacional da Conciliação’
(Foto: Ilustração)

Entre os dias 21 e 25 de novembro de 2016, acontecerá a Semana Nacional da Conciliação. A Campanha, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, reforça o slogan: “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o objetivo da campanha é difundir a pacificação social, o respeito entre as partes, além de ser uma forma mais rápida para solucionar conflitos.  Durante a campanha, serão desenvolvidas atividades para incentivar o acordo para o maior número possível de processos. A ação ocorrerá em todos os Tribunais do País.

Poderão participar da Campanha todos que tiverem interesse em conciliar. Para isso, basta preencher o formulário “Quero Conciliar Semana Nacional da Conciliação 2016”. Depois da inscrição os pedidos serão encaminhados para o respectivo Juízo, que fará a análise e agendamento da audiência de conciliação. Da mesma forma, as empresas que quiserem indicar feitos ajuizados em que haja possibilidade de acordo, poderão encaminhar informações através do endereço eletrônico: conciliar@tjpr.jus.br.

A conciliação e a mediação são sessões em que as próprias partes buscam soluções para seus conflitos, conduzidos pelo conciliador ou mediador, que atuará como um facilitador do diálogo e da comunicação. Elas podem ser processuais, quando o caso já está na justiça, ou pré-processuais, quando ocorrem antes do processo ser instaurado.

Colaboração TJPR