24°
Máx
17°
Min

ONU diz que acordo climático de Paris entrará em vigor em 30 dias

O acordo climático de Paris começará a valer em 30 dias, após vários países ratificarem o documento, informou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas. Para vigorar, o acordo tinha de ser referendado por países que representassem ao menos 55% das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Porta-voz da ONU, Farhan Haq disse que a União Europeia, o Canadá e o Nepal irão depositar seus instrumentos de ratificação nesta quarta-feira. O acordo deveria entrar em vigor após pelo menos 55 países, que representassem pelo menos 55% das emissões, terem apoiado a medida. Até a terça-feira, já havia 62 adesões de países, mas elas representavam apenas 52% das emissões totais.

"Até o fim do dia, nós esperamos que o acordo de paz sobre mudança climática tenha cruzado o segundo e último limiar necessário para entrar em vigor", afirmou o porta-voz.

Com o acréscimo do Nepal, do Canadá e dos sete países da UE que o ratificaram, o acordo agora representa bem mais de 55% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa.

O Acordo de Paris prevê que países ricos e pobres tomem ações para limitar a alta nas temperaturas globais, a elevação dos níveis dos mares e a mudança nos padrões de chuva. O documento prevê que os países apresentem planos nacionais para reduzir emissões a fim de limitar a alta da temperatura global em menos de 2 graus Celsius.

Havia uma movimentação internacional para garantir que o acordo de Paris entrasse em vigor antes da próxima conferência climática da ONU, que começa em 7 de novembro em Marrakech, no Marrocos. Fonte: Associated Press.