28°
Máx
17°
Min

Ressaca enche canais de areia e bloqueia ruas em Santos

A maré subiu 2,27 metros nesta sexta-feira, 16, em Santos, litoral sul de São Paulo, provocou alagamentos e o bloqueio de ruas e avenidas. Houve também assoreamento dos canais 1, 2, 3, 4 e 5, construções para drenar a água de terrenos alagadiços para o oceano. Equipes da prefeitura trabalham desde a madrugada para retirar a areia trazida pelo mar.

Na zona noroeste da cidade, região habitualmente mais atingida pelos alagamentos, dezenas de ruas estão bloqueadas. Na Ponta da Praia, onde a ressaca do último dia 21 de agosto destruiu parte das muretas que separam as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama do mar, a água invadiu as pistas nos dois sentidos e as vias estão fechadas em direção ao Ferry Boat.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) monitora a situação e alerta para a possibilidade de mais ressaca. O mar começou a subir na quinta-feira, 15. Após os problemas registrados em agosto, a prefeitura santista criou um sistema de alerta que foi acionado pela primeira vez.