28°
Máx
17°
Min

Romaria realizada há 117 anos reúne 30 mil em Sorocaba

Cerca de 30 mil fiéis participaram da tradicional romaria de Aparecidinha, na manhã deste domingo, 10, em Sorocaba, interior de São Paulo. A marcha, iniciada às 6 horas, após a celebração de missa, levou um andor com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida desde a Catedral Metropolitana, na região central da cidade, até o bairro de Aparecidinha, na zona rural. Oficialmente, a caminhada de 14 quilômetros acontece há 117 anos, no segundo domingo de julho. Há registro, porém, de que a tradição é realizada há mais tempo, desde meados do século 19.

Este ano, pela primeira vez, a passagem da santa pela ponte do Rio Sorocaba aconteceu em silêncio, sem a tradicional queima de fogos. A medida foi decidida pelo padre José Antonio de Oliveira, pároco do santuário, depois de reclamações de que o estouro de rojões incomodava pessoas que ainda dormiam. Ao longo do percurso, pagadores de promessas fizeram a distribuição de pães, água e café. O gerente industrial Palmiro Mendes, de 58 anos, acompanha a romaria há mais de 50. "É uma tradição da família que vem desde os meus avós", disse.

Na chegada ao santuário, por volta de 11 horas, houve nova celebração. A prefeitura preparou um esquema especial de ônibus para o retorno dos romeiros à cidade. A imagem da santa permanece no santuário até o dia 1.o de janeiro, quando é levada, em nova romaria, de volta à catedral.