24°
Máx
17°
Min

Temer comemora, nas redes sociais, dez anos da lei Maria da Penha

O presidente em exercício Michel Temer postou, nas redes sociais, um vídeo em comemoração aos dez anos de sanção da lei Maria da Penha, a serem comemorados no próximo dia 7, que trata do combate à violência contra a mulher, o que, citou, "lamentavelmente, tem se agravado muito nos últimos tempos".

Temer lembrou que ele mesmo criou, há 31 anos, a primeira delegacia da Mulher, quando ocupou, pela primeira vez, a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo que, "além de combater a violência, tem efeito didático".

"Falo com muito gosto desta matéria porque, há muitos anos atrás, em 1985, eu era secretário de Segurança Pública de São Paulo e criei a primeira delegacia de defesa da Mulher, que teve uma repercussão extraordinária", comentou Temer. "Tanto que, da segunda vez que fui secretário de Segurança, oito, dez anos depois, quando voltei, havia mais de cem delegacias, só no Estado de São Paulo", prosseguiu.

Ao falar do "efeito didático" da criação da delegacia da mulher, o presidente em exercício justificou que "se as pessoas sabem que tem uma lei que pode penalizá-las, que pode apená-las porque praticaram violência contra mulher, a tendência é não praticar". E emendou: "Portanto, além do efeito concreto, palpável, que é condenar aqueles que praticam violência contra a mulher, a sua divulgação também tem este efeito, volto a dizer, educativo, ou seja, busca impedir que as pessoas agridam, de qualquer maneira, a mulher brasileira".