22°
Máx
16°
Min

Violento tufão atinge China e Taiwan, mata pelo menos 2 e fere dezenas

Um poderoso tufão atingiu o sudeste da China nesta quinta-feira, após passar por Taiwan, e deixou pelo menos dois mortos e dezenas de feridos. De acordo com autoridades do setor meteorológico, o tufão Meranti é o mais forte neste ano na região.

A imprensa estatal chinesa informou que houve uma morte e que uma segunda pessoa está desaparecida no país, em meio a fortes ventos e chuvas que quebraram janelas em prédios altos, derrubaram árvores e prejudicaram o abastecimento de água na província de Fujian. Além disso, houve um blecaute generalizado na cidade costeira de Xiamen.

Em Taiwan, a Agência de Notícias Central informou que foi confirmada uma morte e que 44 pessoas se feriram por causa da tempestade. Segundo a agência, Meranti deixou quase 1 milhão de residências sem energia elétrica e mais de 700 mil sem abastecimento de água.

Mais de 140 trens que seguiriam pelo sudeste da China tiveram as viagens canceladas. Uma ponte de 800 anos na província de Fujian foi destruída diante do forte fluxo do rio, que teve cheia por causa das fortes chuvas.

Na tarde da quinta-feira (hora local), meteorologistas chineses rebaixaram Meranti de um supertufão para uma depressão tropical. O fenômeno deve perder mais força, conforme se dirige para o norte. Fonte: Associated Press.