24°
Máx
17°
Min

Agentes de endemias devem vistorias mais de 25 mil imóveis

(Foto: Divulgação/AEN) - LIRAa começa nesta segunda-feira em Curitiba
(Foto: Divulgação/AEN)

Começa nesta segunda-feira (18) e deve seguir até o dia 17 de agosto, mais uma edição do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa, que deve abranger todos os bairros de Curitiba. A previsão é que 25.857 imóveis sejam vistoriados pelos agentes de endemias, que tem por objetivo avaliar o nível de infestação do mosquito na cidade.

Serão cerca de 100 agentes que estarão devidamente uniformizados e identificados, para evitar problemas. Nos imóveis visitados serão feitas pesquisas larvárias, coletas de amostras, eliminação de focos e, claro, orientações sobre o controle do mosquito.

Neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, Curitiba passará por dois levantamentos, este em julho e outro em outubro. Em 2015, o LIRAa realizado em outubro, apontou infestação inferior a 1%.

Doenças

Até o momento, de acordo com o último boletim da secretaria da Saúde, Curitiba tem 493 casos de dengue, sendo 469 importados e 24 autóctones; 14 casos, todos importados de chikungunya e 38 casos de zika, dos quais 30 são importados e 8 autóctones.

Colaboração Secretaria da Saúde