23°
Máx
12°
Min

ANF homenageia empreendedores da Prati-Donaduzzi

A homenagem acontecerá em um evento  no próximo dia 22 (Foto: Assessoria) - ANF homenageia empreendedores da Prati-Donaduzzi
A homenagem acontecerá em um evento no próximo dia 22 (Foto: Assessoria)

O trabalho fundamentado na dedicação, no profissionalismo, na valorização da vida científica e acadêmica e no cumprimento dos padrões regulatórios são os motivos pelos quais a Academia Nacional de Farmácia – uma das mais longevas sociedades científicas brasileiras na área farma-cêutica – fará uma homenagem para Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmem Donaduzzi, fundadores da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, líder na fabricação de medicamentos genéricos no país. A homenagem acontecerá em um evento  no próximo dia 22, em Toledo.

A honraria será concedida pelo presidente da entidade, Dr. Lauro Moretto, que conheceu os ho-menageados quando esteve em Toledo/PR ministrando aulas na PUC/PR. Na ocasião, também conheceu a empresa e ficou impressionado com sua história e estrutura, o que motivou um convi-te para que fizessem parte da Academia.

A ANF é constituída por aqueles que tenham relevante atuação e publicações na área das ciências farmacêuticas; seu papel é dar vitrine, reconhecer publicamente, os profissionais bem-sucedidos; Moretto destacou o trabalho do casal em prol da profissão farmacêutica e também em benefício da comunidade: “O casal Luiz e Carmem Donaduzzi é uma inspiração para os demais acadêmicos e também para os jovens na vida científica e farmacêutica”, comenta.

Os Empreendedores

Presidente do Conselho de Administração da Prati-Donaduzzi, Luiz Donaduzzi é o primeiro de seis filhos do casal Aldemar e Jenny Donaduzzi. Nascido em 22 de janeiro de 1955, é natural de Jaguari, no Estado do Rio Grande do Sul. Em 28 de dezembro de 1976 casou-se com a Sra. Carmen Dieterich na cidade de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Após ter obtido título de mestre, e sempre em busca de novos desafios, obteve uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para cursar doutorado na França. 

Em 1983, Luiz Donaduzzi e Carmen Donaduzzi mudaram-se para Nancy, na França, onde especializaram-se na área de formação. Em 1988, aos 33 anos, obteve o título de Doutor em Biotecnologia e Indústrias Alimentares pelo Instituto Nacional Politécnico de Lorraine de Nancy. 

Neste mesmo ano retornou ao Brasil, juntamente com sua família, onde trabalhou como pesquisador da área de Biotecnologia no Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco, na cidade de Recife (PE), cargo que ocupou até 1989.

Assumiu o cargo de Diretor Técnico do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco em 1989. Um ano depois, em conjunto com familiares, iniciou as atividades de uma pequena fábrica de medicamentos na capital pernambucana. Em meados do ano de 1993, retornou ao Sul do Brasil e fixou residência no município de Toledo (PR) onde instalou a indústria de medicamentos.

A Academia

A Academia Nacional de Farmácia – ANF é uma sociedade civil científica, de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione com as ciências farmacêuticas.

Fundada em 13 de agosto de 1937, com sede na cidade do Rio de Janeiro, e reconhecida com Títu-lo de Utilidade Pública, a ANF é uma das mais longevas sociedades científicas brasileiras na área farmacêutica.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção e líder na venda de medicamentos genéricos, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracio-náveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4 mil colaboradores.

Colaboração: Assessoria de imprensa