22°
Máx
14°
Min

Autoexame das mamas deve começar na adolescência

- Autoexame das mamas deve começar na adolescência

Não tem jeito! Para conhecer-se é preciso ver-se, tocar-se e sentir-se. É assim que a ginecologista Christiane Pereira, médica da Atenção Básica, orienta as mulheres que a procuram para aprender a fazer o autoexame das mamas. As técnicas devem ser colocadas em prática já na adolescência. Quanto mais cedo for a iniciação, mais chance a mulher tem de identificar nódulos ou anomalias. Cerca de 80% dos casos de tumores de mama são descobertos pelas próprias pacientes.

O autoexame é recomendado sempre após o ciclo menstrual. “No período pré-menstrual e durante a menstruação, a mama sofre algumas alterações. Por isso, a autopalpação deve ser feita de 5 a 7 dias após o ciclo”, explicou Christiane. Mulheres que já estejam na menopausa, devem escolher uma data mensal para a realização do autoexame.

A verificação caseira das mamas pode ser realizada em frente ao espelho, observando a forma, cor, pele, mamilos e secreções. “

"Os movimentos devem ser feitos a partir da periferia da mama em direção ao mamilo, sempre pressionando um pouco e usando a polpa dos dedos (digitais), e não as unhas ou a ponta”, ensinou a enfermeira obstetra Rozineide Batista dos Santos. 

As áreas próximas das axilas também devem receber atenção. O procedimento pode ser realizado durante o banho ou na posição deitada. Mas o autoexame não elimina os exames clínicos e as visitas ao médico. 

“A mulher deve fazer a mamografia anualmente após os 40 anos, e quem já tem histórico de câncer de mama na família, a partir dos 35 anos”, orientou a médica Christiane.

Outubro Rosa

As técnicas de autoexame são um dos temas que ganham destaque durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Nessa sexta-feira (7), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Yolanda, na região central, as mulheres assistiram a uma palestra sobre a importância de conhecer o próprio corpo. Elas também puderam ingressar no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. O cigarro tem 43 substâncias cancerígenas, como arsênio, cádmio, chumbo e níquel.

Consultoras de beleza da Mary Kay estão participando da programação, oferecendo brindes e produtos como maquiagens e cremes para a pele. Com apoio do Provopar, as mulheres puderam inclusive cortar o cabelo. 

“Vim fazer o preventivo de colo de útero e aproveitei para sair mais bonita”, disse a vendedora Marilele Corvelloni, de 46 anos.

Os participantes puderam degustar ainda de um café da manhã reforçado, oferecido pelos funcionários do posto de saúde.

Programação

 A maior parte das UBSs vai realizar um dia ou semana especiais do Outubro Rosa, mas na Vila Adriana, São João, Vila C Nova e AKLP, os agendamentos de mamografias e Papanicolau serão intensificados durante o mês todo. 

Veja a programação definida até agora:

  • 14/10 – UBS JARDIM SÃO PAULO I (7H AS 17H)
  • 15/10 – UBS PARQUE PRESIDENTE (8H ÀS 13H)
  • 17/10 A 21/10 - UBS JD. AMÉRICA (8H ÀS 12H E DAS 13H ÀS 17H
  • 17/10 A 24/10 - UBS CURITIBANO (13H ÀS 18H)
  • 19/10 - UBS VILA C VELHA (8H ÀS 12H) AÇÃO DE ALUNOS DA UNILA
  • 21/10 – UBS MORUMBI II (9H AS 17H30)
  • 21/10 – UBS CARIMÃ (7H30 AS 12H)
  • 21/10 - UBS CIDADE NOVA (7H ÀS 13H)
  • 22/10 - UBS PORTO BELO (8H ÀS 14)
  • 22/10 - UBS VILA C VELHA (8H ÀS 12H)
  • 22/10 – UBS TRÊS BANDEIRAS (8H ÀS 12H)
  • 26/10 – UBS JD SP II (8H ÀS 17H)

Colaboração: Assessoria.