22°
Máx
17°
Min

Autoteste para vírus HIV já foi feito por 2,6 mil curitibanos

(Foto: Luiz Costa/SMCS) - Autoteste para vírus HIV já foi feito por 2,6 mil curitibanos
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

O projeto A Hora é Agora, que permite realizar o teste de HIV em casa, já foi realizado por 2.679 curitibanos. Em funcionamento desde fevereiro do ano passado, a iniciativa é realizada na capital em caráter piloto, numa parceria entre a Prefeitura de Curitiba e outros órgãos, entre eles o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC).

A proposta é ampliar o diagnóstico precoce do HIV. Os testes podem ser solicitados pelo site do projeto (www.ahoraeagora.org) e o usuário tem a opção de escolher se deseja receber o teste em casa ou retirá-lo na Farmácia Popular. A solicitação é gratuita e sigilosa. A meta inicial era a distribuição de mil testes, índice que foi superado em mais de 100%.

Teste

O kit fornece todas as instruções para autotestagem e um vídeo no site demonstra a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado. Caso o resultado seja positivo, o usuário deve procurar o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal da Saúde para confirmação do diagnóstico da infecção e o agendamento da consulta médica para acompanhamento.

Os responsáveis pelo programa destacam que quanto mais cedo a pessoa se descobrir soropositiva e mais cedo iniciar o tratamento, menor o dano que o HIV causa ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento adequado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do vírus.

Além do site, o aplicativo do projeto está disponível gratuitamente Dessa maneira, o interessado também pode requerer seu teste pelo celular – uma ação pioneira em território nacional, colocando o "A Hora é Agora" como referência ao acesso à testagem.


Serviço

A Hora é Agora

www.ahoraeagora.org

Disque Agora 41 3322-2200

O aplicativo do projeto também está disponível para download nas plataformas Android e IOS.


Colaboração Prefeitura de Curitiba