23°
Máx
12°
Min

Caminhoneiros poderão fazer exames e tomar vacinas gratuitamente nesta semana

- Caminhoneiros poderão fazer exames gratuitamente

Motoristas que estiverem de passagem por Foz do Iguaçu na quinta (29) e sexta-feira (30) poderão ter acesso a uma série de serviços gratuitos. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) e estudantes do curso técnico de Enfermagem irão oferecer vacinas, exames e análises completas do peso corporal dos caminhoneiros. A ação faz parte do programa Saúde na Estrada, realizado há nove anos pela Ipiranga em todo o Brasil.

A estrutura para atendimento será montada no posto Gasparin, no Km 720 da BR-277. Entre os procedimentos na área da saúde estão distribuição de preservativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis; entrega de materiais informativos para prevenção da dengue, zika vírus e chikungunya; verificação de pressão arterial e glicemia; vacinas; teste de visão; e teste de bioimpedância, que faz uma avaliação minuciosa do peso corporal, indicando a taxa metabólica, quantidade de água no organismo, massa livre de gordura, controle de gordura e músculos, entre outros indicadores. Haverá ainda o Espaço ZEN, onde os motoristas poderão cortar o cabelo.

A SMSA estará participando com 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Outros 20 estudantes de enfermagem supervisionados por seus professores também estarão atuando, fortalecendo os serviços. “É um grande evento, e os organizadores oferecem toda a estrutura como tendas, mesas e cadeiras, e a prefeitura participa como parceira, ofertando mão de obra para a realização dos serviços”, disse a secretária municipal da Saúde, Patrícia Foster Ruiz.

Por meio de um sistema de informação exclusivo em que os participantes são cadastrados, os organizadores podem comparar os resultados obtidos em atendimentos anteriores, traçando um panorama das condições de saúde dos caminhoneiros. “Em geral, eles tem pouco tempo, às vezes quase nenhum, para cuidar da saúde. No entanto, é uma profissão que demanda atenção tanto pelo estresse e pela rotina pesada que enfrentam diariamente, assim como também pelo sedentarismo. O Saúde na Estrada é uma opção para que os caminhoneiros possam estar em dia com a saúde. Isso reflete no bem-estar deles e de suas famílias que se tranquilizam por saber que, mesmo com as viagens constantes, não estão descuidando da saúde”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga.

As Polícias Rodoviárias Federais e Estaduais também apoiam a iniciativa. Além de orientarem os motoristas na estrutura, também auxiliam com uma blitz educativa na rodovia, incentivando os motoristas a participarem da ação.

Nos últimos oito anos foram atendidos 341.398 motoristas e realizados mais de 3 milhões de procedimentos. Só no ano passado, 100 mil pessoas foram beneficiadas. A campanha já passou por 176 municípios de 19 estados brasileiros.

A última parada do programa Saúde na Estrada foi em Presidente Wenceslau (SP). Em Foz do Iguaçu, será nos dias 29 e 30 de setembro, das 8h às 17h. Depois, a caravana da saúde segue para Arapongas (PR), que recebe a estrutura nos dias 3 e 4 de outubro.

Colaboração: Assessoria.