28°
Máx
17°
Min

Campanha de vacinação contra a dengue começa amanhã

(Foto: Venilton Küchler) - Campanha de vacinação contra a dengue começa amanhã
(Foto: Venilton Küchler)

A campanha de vacinação contra a dengue começa neste sábado (13) em 30 cidades paranaenses que enfrentam situação de epidemia e mortes em decorrência da doença. A imunização segue até o dia 3 de setembro.

O público-alvo da campanha foi dividido em dois grupos conforme os municípios selecionados:

  • Faixa etária – 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias: Paranaguá e Assaí.
  • Faixa etária – 15 a 26 anos, 11 meses e 29 dias: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

A imunização vai correr com três doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Além deste mês, a vacinação será realizada ainda em fevereiro e agosto de 2017.

O paciente que se enquadra no perfil selecionado deve se dirigir à unidade de saúde de seu município que faz parte da campanha e apresentar documento de identificação e comprovante de residência. É possível ainda realizar o pré-cadastro pela internet (vacinadengue.saude.pr.gov.br).

A secretaria estadual de Saúde destaca que não podem tomar a vacina pacientes com as seguintes situações: gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com antibióticos e corticóides em dosagens elevadas e prolongadas, pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia, pessoas em estado febril.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná