21°
Máx
17°
Min

Como aumentar a sua produtividade?

Foto: Divulgação - Como aumentar a sua produtividade?
Foto: Divulgação

Em um mundo perfeito, todos nós conseguiríamos conciliar uma carreira profissional bem-sucedida, um casamento dos sonhos, saudável e duradouro, um relacionamento familiar feliz e tranquilo, vários dias de lazer com os amigos, muitas viagens mundo afora e um cuidado e uma atenção especiais com a educação dos filhos.

Agora, se eu te dissesse que este mundo perfeito pode existir, você acreditaria?

O segredo para alcançar esta vida plena e equilibrada tem nome: produtividade! De acordo com o master coach da Kasulo Desenvolvimento Humano, Diego Nicolau, produtividade é fazer mais com o mesmo.

“Todo mundo tem um dia com a mesma quantidade de horas. Quem consegue fazer mais dentro dessas 24 horas é uma pessoa produtiva”, explica.

No entanto, a produtividade não está relacionada apenas ao volume de coisas que você realiza, mas sim à qualidade e importância daquilo que está sendo realizado.

“Para ser produtivo, você precisa utilizar o seu tempo de uma maneira em que trabalhe muito em prol dos seus propósitos, faça as coisas bem-feitas e ainda tenha qualidade de vida”, assegura Nicolau.

Falando assim, até parece simples, mas nós sabemos que não é.

Por isso, o master coach nos deu várias dicas e ensinou o quê podemos fazer para aumentar a nossa produtividade.

Aprenda a dizer não

“Não existe falta de tempo! Quando você diz que está sem tempo é porque ou está deixando de dizer não para algumas coisas, tentando ‘abraçar o mundo’ ou está fazendo um monte de coisas aleatoriamente e não está realizando nada, porque realizar é gerar resultado. Então, se pergunte: quais são as distrações que eu preciso eliminar e para o que eu preciso dizer não? Lembre-se que dizer sim para tudo é sinônimo de fracasso”, afirma Nicolau.

Defina suas prioridades

De acordo com Nicolau, todas as suas atividades podem ser divididas em quatro categorias: urgentes e importantes - que você precisa resolver o quanto antes e te trarão resultados significativos; urgentes e não importantes - que precisam ser resolvidas o quanto antes, mas que você pode delegar para outra pessoa; não urgentes e importantes - aquilo que você precisa incorporar à sua rotina, mas não tem um prazo definido; e não urgentes e não importantes - normalmente, as coisas que você tem vontade de fazer nas horas livres.

“Muitas vezes, aquilo que é urgente vai fazer com que você não realize as coisas, mas vai te evitar algum problema. Porém, dê prioridade para o que é importante. Separe suas atividades dentro destas categorias e priorize aquelas que te trazem valor e geram resultado, mesmo que seja intangível”.

Faça um planejamento semanal

“Todo domingo, elenque quais são as suas três prioridades da semana. Isso te ajudará a priorizar algumas atividades e dizer não para outras. Se você faz apenas uma lista diária de tarefas, muitas vezes pode ficar ‘correndo atrás do rabo’ ou ‘apagando incêndio’”, explica o master coach da Kasulo Desenvolvimento Humano.

Neste mesmo planejamento, Diego Nicolau sugere que você defina em que horário do dia você vai tirar um tempo só para você.

“E esse tem que ser um período exclusivo para você, não para os amigos, marido, a esposa ou os filhos. As pessoas importantes devem também ter seu espaço dentro da sua rotina semanal, mas essa hora 'só sua' é essencial”, complementa.

Tenha foco

Para fazer várias coisas bem-feitas, é extremamente necessário ter foco. “A total imersão em alguma atividade é essencial quando o assunto é produtividade. Você focar no que está fazendo agora e esvaziar sua mente para entrar em uma atividade te ajuda a produzir melhor, em menos tempo e evita retrabalhos”, garante o master coach.

Reavalie seus hábitos

Os seus hábitos estão diretamente ligados à sua produtividade.

“Se você trabalha com o capital intelectual, porém não tem o hábito da leitura ou não tira um tempo para 'oxigenar' seu cérebro com atividades que estimulem sua criatividade, é pouco provável que consiga ser produtivo e criativo na rotina profissional. O mesmo acontece com quem realiza trabalhos mais físicos e não cuida do corpo ou da alimentação. Incorporar hábitos que te auxiliem de alguma maneira naquilo que você realiza reflete positivamente na produtividade e é muito importante”, esclarece Nicolau.

Sobre Diego Nicolau

O master coach Diego Nicolau é membro da Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC), certificado pela International Association of Coaching (IAC), pela HR Tools em DiSC, Assess, Assess 360° e Six Seconds. Possui formação acadêmica em Ciências Econômicas, é especializado em Estratégias Empresariais e Gestão Comercial e é sócio na Kasulo Desenvolvimento Humano, empresa que atua com coaching, cursos e palestras nas áreas de liderança, comportamento e comunicação.

Colaboração: Contelle Assessoria