22°
Máx
14°
Min

Costa Cavalcanti comemora 20 anos atendendo usuários do SUS

Foto: Nilton Rolim - Costa Cavalcanti comemora 20 anos atendendo usuários do SUS
Foto: Nilton Rolim

Garantir o acesso à medicina de tecnologia e qualidade aos usuários. Essa é a missão do Hospital Ministro Costa Cavalcanti que, há 20 anos, atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em abril de 1996, o HMCC iniciou sua participação social junto à comunidade de Foz do Iguaçu e região, com o credenciamento de 47 leitos, sendo: 16 leitos para Clínica Cirúrgica; 12 leitos para Clínica Obstétrica; 8 leitos para Clínica Médica; 5 leitos de Clínica Pediátrica e 6 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Hoje, o hospital atende cerca de 12 mil pacientes por mês pelo SUS, sendo que, dos 202 leitos existentes, 132 são destinados ao Sistema Único de Saúde. 

“Certamente, passamos por muitos desafios, que foram importantes e ajudaram a sedimentar essa caminhada. Hoje, o Hospital Costa Cavalcanti está completamente inserido na vida da comunidade”, frisa o diretor superintendente do HMCC, Rogério Soares Böhm.

O HMCC é habilitado junto ao Ministério da Saúde para as áreas de cardiologia, oncologia, nefrologia, obstetrícia e pediatria.

 Outra comemoração

Na mesma data houve a implantação do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, com a responsabilidade de atender os serviços hemoterápicos na área de abrangência da 9ª Regional de Saúde.

“Com a criação do hemonúcleo, em consórcio com o hemepar, foi possível realizarmos atendimentos mais seguros para a população”, frisa a hematologista responsável pela unidade iguaçuense, Alessandra Giordani Ritt.

“O Hemonúcleo de Foz está em uma área estratégica do Paraná, pois além de atender toda a população da região, conta ainda com os turistas que circulam na cidade e precisam de hospital. Mesmo com demanda alta, eles trabalham com integridade e profissionalismo”, explicou o diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach.

Segundo Paulo, dos 22 hemonúcleos do Paraná, a unidade de Foz do Iguaçu é a segunda no Estado que mais coleta em volume de sangue e uma das menores em estrutura.

“Apesar do espaço físico insuficiente, o nível da qualidade do serviço prestado é um dos melhores do Paraná, Foz atende mais de mil doadores por mês e nós pretendemos dobrar este número com a nova unidade que está prevista para ser construída em breve”, explica o diretor.

Para a gerente do Hemonúcleo, a bioquímica Solange Nunes, o reconhecimento pelos colaboradores deve ser lembrado.

“Os funcionários trabalham com responsabilidade para garantir a segurança dos doadores e a qualidade do sangue transfundido”, destaca.

O Hospital Costa Cavalcanti em números

  • 17 mil metros quadrados de área construída
  • 1000 colaboradores
  • 300 médicos que compõem o corpo clínico
  • 202 leitos para internações clínicas (132 destinadas ao Sistema Único de Saúde)
  •   * 23 leitos cirúrgicos (SUS)
  •   * 40 leitos clínicos (SUS)
  •   * 37 de UTI (neonatal, adulto e pediátrica) (SUS)
  •   * 28 leitos destinados à obstetrícia (SUS)
  •   * 4 leitos para pediatria (SUS)

Colaboração: Assessoria de imprensa