22°
Máx
17°
Min

Dermatite atópica causa coceira e irritação de pele em cães e gatos

(Foto: Divulgação) - Dermatite atópica causa coceira e irritação de pele em cães e gatos
(Foto: Divulgação)

Nem sempre é a pulga que provoca coceira nos cães e nos gatos. Em muitos casos, o motivo da irritação na pele é a dermatite atópica, uma doença de pele, de origem genética, na qual os animais se tornam sensíveis a antígenos presentes no ambiente, desenvolvendo uma alergia que interfere na qualidade de vida dos pets.

O problema, que faz com que o animal se arranhe, morda ou lamba a área afetada, causa stress, lesões, inflamações crônicas, podendo evoluir para infecções. "Sem falar que o nível de stress do animal pode torná-lo, até mesmo, agressivo", explica a veterinária de Drogavet, Andressa Filisbino.

A profissional da maior rede de franquias de farmácias de manipulação veterinária do Brasil lembra que o primeiro sintoma é a coceira. "Depois, começam a aparecer as manchas vermelhas, lesões na pele e descamações na face, axilas, membros e espaços interdigitais", destaca.

A dermatite atópica afeta principalmente os cães e seu diagnóstico só é possível após serem descartadas outras dermatopatias mais comuns. As raças mais propensas à dermatite atópica são: Chow-chow, Pastor Alemão, Golden Retriever, Buldog Francês, Labrador, Bulldog Inglês, Setter Irlandês, Yorkshire Terrier, Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Westie Higland White Terrier e Shar Pei.

Andressa revela que a dermatite atópica não tem cura, mas que é possível controlar a alergia por meio de medicação de uso contínuo. "O oclacitinib é o ativo mais eficiente no controle da alergia, reduzindo consideravelmente a coceira", explica.

De acordo com ela, os resultados são rápidos, além de ser possível manipular a medicação na dosagem exata para o animal, em diversas formas de apresentação como: cápsulas, biscoitos, pasta oral, suspensão ou xaropes. "Também manipulamos o medicamento com um sabor especial para facilitar a vida do tutor", revela a veterinária da Drogavet.

Mais informações

A Drogavet, que tem como missão melhorar a qualidade de vida dos animais, abriu sua primeira loja em 2004, após três anos de estudo de mercado.  É a maior rede de franquias de farmácias de manipulação veterinária do Brasil, com farmácias em mais de 30 cidades brasileiras. A marca desenvolve medicamentos, suplementos e vitaminas tanto para pets (de companhia), quanto para animais de esporte, ornamentais, silvestres, de exposição e outros. A empresa alia um rigoroso controle de qualidade ao uso racional e eficiente de medicamentos, proporcionando economia aos proprietários, maior aceitação pelos animais e melhores resultados nos tratamentos ministrados pelos médicos veterinários. Mais informações www.drogavet.com

Colaboração Assessoria de Imprensa