23°
Máx
12°
Min

Em dois meses, trailer de testagem HIV detecta quatro soropositivos

- Em dois meses, trailer de testagem HIV detecta quatro soropositivos

O projeto A Hora é Agora, que incentiva a testagem do vírus da Aids, está de volta ao centro de Foz do Iguaçu. O trailer, equipado com dois laboratórios, estaciona nessa quinta (13) e sexta-feira (14) na rua engenheiro Rebouças, quase esquina com a avenida JK. 

Desde que a unidade móvel começou a ser usada, em agosto, já foram realizados 522 testes, sendo 74 do público-alvo, que são jovens homossexuais e bissexuais. No grupo, que corresponde a 14% do total, foram notificados quatro casos positivos.

Itinerante, o trailer já passou pela praça do Mitre e pelo campus da Unila. O primeiro mês de funcionamento foi o mais movimentado. Em agosto, foram realizadas 267 testagens, 43 da população-chave, com três diagnósticos reagentes. Em setembro, foram registrados 219 testes, 28 do público-alvo e um caso positivo para o vírus HIV. Nesse mês, 36 pessoas procuraram o serviço, três do grupo principal. Todos os resultados foram negativos.

A maior parte (85%) da população-chave testada tem idade entre 18 e 29 anos. O perfil também revela que 35% fizeram o teste pela primeira vez. "É um índice expressivo que vai ao encontro da meta de testar 90% da população até 2.020", ressalta Regina Gomes, que atua como ponto focal no projeto. 

A meta 90-90-90 foi estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e pretende que 90% das pessoas saibam seu estado sorológico; que 90% dessas pessoas estejam em tratamento; e que 90% das pessoas em tratamento atinjam a carga viral indetectável.

A unidade móvel de testagem vai permanecer na região central até dezembro. Os laboratórios estarão funcionando todas as quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h. Qualquer pessoa pode fazer o teste. O resultado sai em 40 minutos.

 "Quem tem diagnóstico positivo já realiza o exame para verificar o grau de imunidade (CD4), recebe todo o apoio e orientações para iniciar o tratamento e ainda é acompanhado durante os primeiros três meses", diz Regina.

O projeto A Hora é Agora é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e CDC Brasil. A unidade itinerante começou a rodar em Curitiba em 2014. No ano passado, foram realizados 2,6 mil testes na capital.

Colaboração: Assessoria.