22°
Máx
16°
Min

Em Maringá, médicos alertam população neste Dia Mundial da Trombose

Médicos vão avaliar pacientes com fatores de risco (Foto: EBC) - Médicos alertam população neste Dia Mundial da Trombose
Médicos vão avaliar pacientes com fatores de risco (Foto: EBC)

O Dia Mundial da Trombose é comemorado nesta quinta-feira (13) e médicos da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional do Paraná (SBACV-PR) estarão no Catuaí Shopping, em Maringá, para conscientizar a comunidade sobre a importância do tratamento e prevenção da doença.

O médico cirurgião vascular e presidente da SBACV-PR, Altino Ono Moraes, defendeu que é preciso alertar para a gravidade da trombose. “O tromboembolismo venoso é um risco à saúde: a cada 37 segundos alguém morre no mundo por um coágulo sanguíneo no sistema venoso”, ressaltou.

Das 12h às 20h, os médicos darão informações a quem passar pelo shopping. Também haverá avaliação e, se forem identificados fatores de risco, as pessoas receberão exame de ecodoppler das pernas.

O 13 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Trombose em homenagem ao aniversário do médico e patologista alemão Rudolf Virchow, pioneiro em fisiopatologia e responsável por desenvolver o conceito da doença.

A ação dos médicos acontecerá em frente às Pernambucanas do Catuaí Shopping.

Colaboração Assessoria de Imprensa