22°
Máx
16°
Min

Família de paciente autoriza doação de órgãos em Foz do Iguaçu

- Família de paciente autoriza doação de órgãos em Foz do Iguaçu

Na madrugada dessa quinta (29), aconteceu mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI). O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em parceria com a equipe do Hospital Angelina Caron, localizado na Região Metropolitana de Curitiba.

A captação foi realizada coincidentemente durante a Semana do Doador de Órgãos, que representa a esperança de uma nova vida a partir da doação de órgãos e tecidos. A morte encefálica do paciente foi confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Todo o procedimento foi feito após a autorização e o “sim” da família. A doação deverá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante.

A paciente tinha 57 anos e foi vítima de aneurisma cerebral. Foram captados fígado, rins e globo ocular.

Para ser um Doador – O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

Dados de captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu 

2016 (janeiro a setembro) – 11 captações de múltiplos órgãos

2015 (janeiro a dezembro) – 11 captações de múltiplos órgãos

Colaboração: Assessoria.