26°
Máx
19°
Min

Família doa órgãos de mulher vítima de AVC

Divulgação - Família doa órgãos de mulher vítima de AVC
Divulgação

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu fez mais uma captação de órgãos para transplante nesta segunda-feira (5). O procedimento foi realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição, juntamente com a equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba.

A família decidiu doar os órgãos de uma mulher de 40 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH). Foram captados rins e coração para válvulas cardíacas.

A coordenadora de Enfermagem e secretária da CIHDOTT do hospital, enfermeira Karin Aline Zilli Couto, reforça a importância de conscientizar a comunidade sobre a doação de órgãos. “Apesar de ser um momento difícil e delicado para as famílias, que perdem entes queridos, é uma decisão que tem o poder de salvar outras vidas”, ressalta.

Na semana passada em Curitiba, recebeu o selo CIHDOTT Série Histórica por ter alcançado o maior índice de doações na área de abrangência da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel, e o segundo maior índice em notificações no período de janeiro de 2011 a junho de 2016.