24°
Máx
17°
Min

Guarapuava realiza campanha de conscientização sobre hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, com o objetivo de conscientizar a população sobre a Hanseníase, e por meio do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS), realiza durante todo este mês, campanha sobre a doença. “Procuramos mostrar para a população que muitas vezes elas podem estar com sintomas da hanseníase e nem perceberem, devido a falta de conhecimento, então pretendemos usar esta campanha de prevenção e conscientização, levando a informação da doença para elas”, comenta a Fisioterapeuta e Coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama.

Hanseníase é uma doença causada por uma bactéria denominada Mycobacterium Lepral, e os primeiros sinais e sintomas são: manchas que alteram a sensibilidade da pele, caroços e nódulos, diminuição de força muscular em olhos, mãos, pés e a dor nos nervos próximo as juntas, como cotovelos, punhos e joelhos. Boa porcentagem da população não sabe como identificar a doença, e pensando nisso, o Ambulatório Municipal motiva as pessoas a ficarem atentas aos sintomas, realizarem exames e procurem atendimento no posto mais próximo a sua casa.

O tratamento e os medicamentos são gratuitos e o atendimento é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os exames realizados são de pele e nervos, exame laboratorial específico e história epidemiológica, dependendo de cada caso. “Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e realizar o tratamento adequado, o paciente ficará curado sem nenhuma incapacidade”, finalizou Elisa. Para quem deseja obter mais informações entrar em contato: 3621-4531.

Colaboração Assessoria de Imprensa.