23°
Máx
12°
Min

Hospital no Oeste é referência em oncopediatria

Foto: Uopeccan - Hospital no Oeste é referência em oncopediatria
Foto: Uopeccan

O Hospital do Câncer de Cascavel é referência no tratamento da doença e no diagnóstico precoce, principalmente do chamado câncer infanto-juvenil.

O Uopeccan tem atualmente 100 crianças em tratamento que lutam contra a terrível doença. Os números são positivos quando o assunto é diagnóstico precoce. Os especialistas defendem que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor a chance de tratamento eficaz.

E para evitar que mais crianças sejam vítimas da doença e descubram tarde, o hospital desenvolveu um programa que tem ajudado.

O projeto ‘Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil’ leva aos profissionais da saúde a capacitação para lidar com o assunto.

A médica Carmem Fiori é a responsável pelos treinamentos que não possuem custo. Qualquer profissional da saúde de toda a região pode participar do programa.

A ideia é levar o máximo de informação para que os profissionais da saúde consigam diagnosticar o câncer ainda no início.

Unidades ou pessoas interessadas em participar da capacitação, podem entrar em contato com o Uopeccan em Cascavel pelo telefone: 45 2101-7000.

Fatores que facilitam

Crianças das cidades que compreendem a 9ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu), agora podem buscar atendimento no Uopeccan logo após a primeira consulta médica onde a suspeita seja o câncer.

Antes era necessária uma autorização e um encaminhamento específico, no entanto, por conta da agilidade no tratamento, o processo foi facilitado.

Para os pacientes adultos o tratamento ainda continua em Foz do Iguaçu e é repassado a outros hospitais em caso de falta de leitos.