26°
Máx
19°
Min

HPV é o principal causador de câncer de colo de útero

(Foto: Eduardo Saraiva/ A2img) - HPV é o principal causador de câncer de colo de útero
(Foto: Eduardo Saraiva/ A2img)

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus silencioso na maioria das vezes. Essa doença é o principal causador de câncer de colo de útero e também está ligado a tumores de pênis, ânus, boca e garganta.  

De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, cerca de 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. A cada ano, no Brasil, aproximadamente 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo deste vírus.

Na rede pública, somente meninas pré-adolescentes entre 9  e 13 anos podem ser vacinadas, na rede particular mulheres de até 45 anos e homens também podem  e devem ser vacinados, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.

No Cevacine, a vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira a ser utilizada para prevenção do câncer de colo do útero, lesões pré-cancerígenas e verrugas genitais causados pelo vírus HPV. É importante destacar que a visita ao ginecologista regularmente e fazer o preventivo (Papanicolaou) é fundamental.  

É indicada para meninas a partir dos 9 anos de idade e para homens, podendo ser aplicada em mulheres com até 45 anos de idade. 

A vacina contra o HPV está disponível no Cevacine - Centro de Vacinação.