21°
Máx
17°
Min

Instituto promove curso de Libras para colaboradores

(Foto: Daniel Teixeira / Estadão Conteúdo) - Instituto promove curso de Libras para colaboradores
(Foto: Daniel Teixeira / Estadão Conteúdo)

Falar com as mãos é uma característica comum do ser humano. Seja para sinalizar algo ou ajudar a contar uma história, as mãos são utilizadas enquanto as pessoas verbalizam as suas ideias. Entretanto, para 1,1% da população brasileira, elas são a forma oficial de se expressar: as mãos e seus sinais, consolidados pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), são amplamente utilizados por aqueles que apresentam deficiência auditiva.

Pensando em melhorar a comunicação dos colaboradores do Hospital Vita com pacientes e familiares, o Instituto VITA de Ensino e Pesquisa (IVEP) iniciou este mês um curso básico de Libras. São trinta inscritos nesse módulo, sendo que funções que prestam um atendimento mais próximo ao paciente foram selecionadas.

“Escolhemos principalmente aqueles que estão na ´linha de frente´, como recepcionistas, chefes de enfermagem e recursos humanos”, comenta a gestora executiva do IVEP, Helina Ogasawara.

Ocurso, que acontece em parceria com Centro de Integração Empresa – Escola do Paraná (CIEE-PR), é ministrado por Rodrigo Pereira, que é deficiente auditivo. Segundo Helina, esse fato torna as aulas mais interessantes e dinâmicas, uma vez que o professor só consegue se comunicar usando Libras ou escrevendo.

A previsão de encerramento das aulas é 13 de abril, data em que haverá uma prova de capacitação. Todos os aprovados receberão um certificado de conclusão do curso. Helina complementa: “O importante é ver como os colaboradores estão empenhados em prestar um melhor atendimento. Essa atenção e esse esforço terão retorno com a satisfação dos nossos pacientes, que poderão se comunicar com mais facilidade”.

Sobreo IVEP

O Instituto VITA de Ensino e Pesquisa, inaugurado em novembro de 2013, tem como sede operacional o VITA Curitiba, mas atua com foco nas duas unidades da Rede em Curitiba e também no Hospital VITA Volta Redonda (RJ). O IVEP tem quatro eixos de atividade: atração e retenção de talentos, busca do reconhecimento institucional, educação profissional e apoio à pesquisa.

Colaboração Assessoria de Imprensa.