22°
Máx
16°
Min

Jornada Médica de Toledo discute sobre o uso adequado de antibióticos

Foto: Assessoria - Jornada Médica de Toledo discute sobre o uso adequado de antibióticos
Foto: Assessoria

Nos dias 05 e 06 de agosto, médicos de Toledo e região tiveram a oportunidade de participar da 83ª Jornada Médica Multidisciplinar Descentralizada da Associação Médica do Paraná (AMP) e da Associação Médica de Toledo (AMT). 

O encontro aconteceu no Olinda Hotel e Eventos e durante os dois dias foram discutidas diferentes temáticas, entre elas, o uso adequado de antibióticos.

Esse assunto foi abordado pelo médico infectologista da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros, que destacou o problema do uso de antibióticos, bem como apresentou diretrizes para o tratamento das principais infecções comunitárias e hospitalares.

Já o médico conselheiro do CRM-PR, Dr. Afrânio Bernardes, falou sobre as normas para a realização de publicidade médica e sobre os termos de consentimento informado, fundamentais antes de qualquer ato médico, onde se expõe em detalhes, com palavras simples os procedimentos clínicos ou cirúrgicos que serão realizados.

Além disso, a médica especialista em Gastroenterologia Pediátrica, Geruza Mara Hendges proferiu a palestra sobre “Alergia à Proteína do Leite e Intolerância à Lactose”. Dados mostram que o número de casos de alergia a proteína do leite de vaca vem aumentando devido a diversos fatores, especialmente os ambientais relacionados à nutrição, e acometem cerca de 8% das crianças e 4 % dos adultos.

Proposta

A Jornada Médica teve como finalidade trazer ao interior do Paraná temas para atualização regional de médicos. “O compartilhamento com troca de informações entre os profissionais de diversas especialidades faz toda a diferença no dia a dia dos profissionais da área de saúde que estão no interior, facilitando a uniformização das melhores condutas” afirma Dr. Leonardo Schmidt, presidente da AMT e um dos organizadores do encontro.

O evento contou com o apoio da Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina do Paraná, Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam-PR), Prati-Donaduzzi e Uniprime Pioneira do Paraná.

Colaboração: Assessoria de imprensa