28°
Máx
17°
Min

Movimento ‘Setembro Amarelo’ estimula prevenção do suicídio

(Foto: CVV) - Setembro Amarelo estimula prevenção de suicídios
(Foto: CVV)

O mês de setembro é dedicado a conscientização da população sobre a realidade do suicídio. A intenção é apontar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, existe prevenção para mais de 90% dos casos.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu.

Quanto menos de falar no assunto, mais aumentam os casos. Por este motivo, o ‘lema’ da campanha é “Falar é a Melhor Solução”. Precisa de ajuda? O Centro de Valorização da Vida (CVV), pode ajudar. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

Colaboração CVV