27°
Máx
13°
Min

Mutamba na cura da Aids: pesquisador fala na Câmara de Cascavel

Mutamba na cura da Aids: pesquisador fala em Cascavel

O médico e pesquisador Paulo Gouveia, que comanda as pesquisas em torno do Projeto Mutamba Contra a Aids esteve em Cascavel nesta segunda-feira (04), onde falou sobre o projeto que comanda.

A conversa foi na Câmara Municipal de Vereadores e o convite estendido à comunidade pela Frente Parlamentar da Saúde. A Mutamba é uma planta existente no cerrado dos estados de Goiás e Tocantins, que vem sendo apontada como capaz de curar a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

O trabalho de Paulo Gouveia se refere à Guazulma ulmifolia (Mutamba), cujo uso mostrou eficácia no tratamento da febre amarela, registrando eficiência como inibidor viral, através de um tipo específico de tanino.

Quanto ao vírus HIV testes realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro registraram 100% de inibição sem citotoxicidade celular. Os mesmos testes mostraram grande melhoria e ganho de peso clínico de pacientes recuperados.

O assunto ainda é bastante polêmico e por isso a necessidade de ser debatido. Para o presidente da Frente, João Paulo de Lima, a possibilidade real de cura da Aids precisa ser mais divulgada e conhecida, “por isso tomamos a iniciativa de convidar o responsável pelas pesquisas”.

Colaboração: Assessoria de imprensa