26°
Máx
19°
Min

No 'Dia Mundial do Tabaco' terá ações na Boca Maldita

(Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas) - No 'Dia Mundial do Tabaco' terá ações na Boca Maldita
(Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

O Dia Mundial Sem Tabaco será celebrado nesta terça-feira (31) com uma série de ações de conscientização e orientação na Boca Maldita, no centro de Curitiba. As atividades acontecem das 9h30 às 16h com a participação de profissionais da saúde municipal e a parceria com a Faculdade Dom Bosco.

O dia também será marcado por discussões sobre o tabagismo e suas consequências. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), por exemplo, vai promover discussões em torno das embalagens de produtos do tabaco. Será realizado um evento sobre como a padronização das embalagens pode se transformar em estratégia para a redução do ato de fumar. Três projetos de lei sobre o tema tramitam no Congresso Nacional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os sete países que mais implantaram medidas de extremo rigor para inibir o consumo e o comércio de cigarros. Um estudo apresentado pela organização em 2015 revelou que o aumento de impostos é a medida menos implementada pelos países - ao todo, 33 países cobram impostos superiores a 75% do valor do maço praticado no varejo.

Colaboração INCA e Prefeitura de Curitiba