27°
Máx
13°
Min

O horário de verão entrou em vigor neste domingo, mas a adaptação deve levar alguns dias

(Foto: Ilustração) - Não perca a hora; o horário de verão já está em vigor
(Foto: Ilustração)

Queira ou não, goste ou não, o horário de verão entrou em vigor a zero hora deste domingo (16), em 10 estados e no Distrito Federal. O Paraná está incluído na lista dos que adiantaram o relógio em uma hora e, hoje, por conta disso, o dia deve ‘passar muito rápido’.

O horário de verão vai até o dia 19 de fevereiro de 2017 e a expectativa do governo federal é que a economia gerada pela medida atinja R$ 147,5 milhões. A economia se dá, de acordo com o governo pela redução no consumo nos horários de pico, uma vez que com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria.

Adaptação

Uma hora pode parecer pouco, mas essa mudança pode afetar muito o organismo humano, sobretudo nos primeiros quinze dias. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) apontou que neste período, problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado são bastante comuns. Apenas o fato de acordar mais cedo, altera, conforme o estudo, a temperatura corporal, o que reflete diretamente na fisiologia humana.

Colaboração Agência Brasil e USP