28°
Máx
17°
Min

Palestra gratuita ajuda a esclarecer dúvidas sobre o medo de dirigir; fobia tem tratamento

(Foto: Ilustração) - Homens também têm medo de dirigir
(Foto: Ilustração)

 Você com certeza deve conhecer alguma pessoa que tem medo de dirigir, não é mesmo. E, esse ‘medo’, não é raro, nem mesmo exclusividade feminina. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada 100 motoristas, seis sofrem com medo de dirigir e do total, 30% das vítimas desta fobia, são homens.

A psicóloga especializada em trânsito, Salete Martins, relata que os homens acometidos pela fobia, geralmente desistem diante dos primeiros erros. “Os erros mais comuns, que incomodam os homens que nos procuram são: deixar o carro morrer no meio do trânsito, deixar o carro voltar na rampa e errar a marcha”, comenta.

Ela também conta que alguns pacientes escondem de familiares ou amigos essa fobia e também que estão passando por tratamento, e que isso ocorre por receio de não ser compreendido. “Acredito que isso ocorra, pela falta de conhecimento da população em relação a esta fobia”, diz.

Para esclarecer a população sobre o assunto, a psicóloga promove palestrar gratuitas sobre o assunto. A próxima acontce no dia 16 de julho, das 9h30 às 11h30, na Psicotran (Edifício Biocentro – Av. Padre Anchieta, 1846, Bigorrilho). As inscrições são necessárias, pois as vagas são limitadas, e podem ser feitas pelo endereço: www.psicotran.com.br/palestra-gratuita/

Colaboração Psicotran