23°
Máx
12°
Min

Paraná é o terceiro estado em doações de órgãos

(Foto: Venilton Kuchler) - Paraná é o terceiro estado em doações de órgãos
(Foto: Venilton Kuchler)

Nesta terça-feira (27) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e o Paraná comemora os registros de doações realizadas no estado. O estado ocupa a terceira posição no ranking nacional.

Até agosto deste ano foram realizados 450 transplantes. O transplante de rim é o mais realizado, com 276 cirurgias. Em seguida estão os transplantes de fígado (125), pâncreas (29) e coração (20). No ano passado foram realizados 322 procedimentos e 280 transplantes em 2014.

“Fortalecemos todo sistema estadual de transplantes e disponibilizamos as aeronaves do Governo do Estado para o transporte de órgãos e pacientes, o que tem feito a diferença na melhora dos índices. Além disso, a parceria com a sociedade civil para divulgar a campanha sobre doação de órgãos também tem contribuído para a ampliação dos transplantes no Paraná. Temos orgulho da saúde pública paranaense”, comentou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Doação

Para se tornar um doador de órgãos não há necessidade de deixar qualquer documento ou registro, basta avisar os familiares de primeiro ou segundo grau (pai, filho, irmãos, avós, cônjuges) sobre o desejo de doar. 

Pessoas de todas as idades e históricos médicos podem ser consideradas potenciais doadores. O que determina quais órgãos e tecidos poderão ser doados é a condição clínica do paciente no momento da morte.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná