22°
Máx
16°
Min

Pesquisa científica paranaense vence prêmio nacional

(Foto: Reprodução) - Pesquisa científica paranaense vence prêmio nacional
(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Paraná (UFPR) venceu o 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciências da Vida. O projeto “Expressão e caracterização bioquímica de uma lípase identificada a partir do sequenciamento massivo do DNA metagenômico” é realizado por um grupo que estuda o genoma do solo. O prêmio será recebido pela estudante do 5º período que Ciências Biológicas, Fernanda Pinhelli, que participa da pesquisa.

Segundo a UFPR, a pesquisa permitiu estudar o genoma sem a necessidade de isolar e identificar o DNA. Isto acelera o estudo, possibilitando a obtenção de resultados em menor tempo. O professor Emanuel de Souza, orientador do projeto, explicou que a metagenômica é uma nova área de pesquisa e o grupo da UFPR foi um dos primeiros do país a iniciar estudos neste segmento.

O trabalho com participação da estudante permitiu isolar o gene de uma enzima chamada lípase, que ainda era desconhecida a partir do DNA do solo. Fernanda vai ganhar uma bolsa para cursar mestrado na instituição que preferir, recursos financeiros e diploma de reconhecimento. A premiação será realizada em julho.

Colaboração UFPR