Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Prefeitura distribui sementes de crotalária para combater o Aedes aegypti

Prefeitura distribui sementes de crotalária para combater a dengue

Uma parceria firmada entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, por meio do Programa de Combate a Dengue, resultará na distribuição de sementes de crotalárias em mais de 20 mil residências cianortenses. Os grãos da planta responsável por atrair os predadores do mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, serão entregues pelos agentes de combate a endemias durante as visitas às residências a partir da próxima semana.

“Além das vistorias nas casas, que os moradores já estão acostumados, os agentes irão orientar para o plantio correto, que é simples”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz. “Basta depositar a semente no solo ou, para acompanhar o crescimento mais de perto, plantar em um copinho descartável com terra, que nem a gente fazia com o feijão na escola, e depois que crescer alguns centímetros, transferir para o solo”, explica a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Roco.

A iniciativa, como aponta a supervisora do Programa de Combate a Dengue de Cianorte, Vera Fuzisawa, contribui para conter a proliferação do mosquito, contudo, não pode ser a única medida adotada pelos moradores. “Aqueles cuidados básicos que a gente tanto fala, continuam sendo indispensáveis. Manter a residência e o quintal sempre limpos, livres de recipientes que armazenem água; limpando calhas; tampando caixas d´água; e outras medidas não devem ser deixadas de lado”, relata.