22°
Máx
16°
Min

Primeiro lote de vacina contra a dengue chega ao Paraná

(Foto: Venilton Küchler) - Primeiro lote de vacina contra a dengue chega ao Paraná
(Foto: Venilton Küchler)

Começa no próximo dia 13 a campanha de vacinação gratuita contra a dengue no Paraná. O primeiro lote da vacina chega nesta quarta-feira (3) ao estado e as 250 mil doses irão imunizar 500 mil pessoas de 30 municípios.

“O objetivo é barrar a circulação viral. Com isso, vamos reduzir em 93% o número de casos graves, 80% o número de hospitalizações e, consequentemente, evitar uma série de mortes causadas pela doença”, comentou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

A vacina oferecida aos públicos prioritários é tetravalente e protege contra os quatro subtipos virais da dengue. De acordo com a empresa produtora, a eficácia global comprovada é de 66%. O esquema vacinal será de três doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação.

Entre agosto/2015 e julho/2016, 90 municípios do Paraná registraram epidemia de dengue. Foram 55.998 mil casos foram confirmados - 912 considerados graves – e 61 pessoas morreram. O número de municípios com casos de infecção dentro da própria cidade passou para 270.

“Tivemos um ano atípico, em que a doença se espalhou para cidades que nunca haviam registrado casos. Para conter este avanço, devemos intensificar o trabalho de eliminação dos criadouros e adotar novas estratégias. Por isso, a vacina será uma arma extra do Paraná nesta luta”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.

Cidades com vacinação contra a dengue no Paraná

  • Faixa etária – 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias: Paranaguá e Assaí.
  • Faixa etária – 15 a 26 anos, 11 meses e 29 dias: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná