21°
Máx
17°
Min

Setembro é o mês dedicado à doação e órgãos e aniversário do Centro Estadual de Transplantes

(Foto: Sesa) - Exposições e homenagens no mês dedicado à doação de órgãos
(Foto: Sesa)

O mês de setembro é dedicado à doação de órgãos e também data de celebração dos 20 anos da Central Estadual de Transplantes e para marcar as datas, o Governo do Estado abre nesta quinta-feira (1) uma exposição que conta a história da instituição. A abertura acontece no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, às 9 horas. A mostra fica em cartaz no Palácio Iguaçu até 10 de setembro.

A abertura da exposição ocorre às 9 horas no hall do Palácio, onde também serão entregues os selos de qualidade a centros transplantadores e homenagens aos parceiros da campanha ‘Doação de Órgãos, Fale Sobre Isso’, que conscientiza a população sobre a importância de comunicar à família sobre seu desejo de ser um doador de órgãos.

Números

De janeiro a julho de 2016, o Paraná obteve um excelente desempenho na área de transplantes e doações de órgãos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de doações passou de 144 para 196, enquanto o número de transplantes foi de 257 para 352 procedimentos.

Entretanto, a lista de espera por um transplante de órgão ainda tem 1.919 pacientes cadastrados. “Já avançamos muito na área, mas ainda tem muita gente aguardando um órgão no Estado, por isso nosso trabalho deve ser contínuo”, afirma a diretora da CET, Arlene Badoch.

Campanha

Para se tornar um doador de órgãos basta avisar a família. De acordo com a diretora, a negativa familiar ainda é o principal motivo para a não doação. Este é o tema da campanha Fale Sobre Isso, do Governo do Estado. “A doação de órgãos só vai ocorrer com autorização dos familiares. Por isso, é importante que as pessoas abordem o assunto dentro de casa e deixem claro para os parentes mais próximos o seu desejo de se tornar doador após a morte”, esclarece Arlene.

Ela explica que um único doador pode salvar até 10 vidas. “É possível doar rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e válvulas cardíacas”, diz a diretora.


Serviço

Exposição 20 anos da Central Estadual de Transplantes e III Fórum Paraná pela Vida

Data: de 1º a 10 de setembro

Local: Palácio Iguaçu

Endereço: Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº – Centro Cívico. Curitiba/PR

Abertura: 1º de setembro às 9 horas

Local: Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico. Curitiba/PR

Colaboração Sesa