22°
Máx
17°
Min

Somente 26% dos iguaçuenses tomaram vacina contra a dengue

Divulgação - Somente 26% dos iguaçuenses tomaram vacina contra a dengue
Divulgação

O Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) encerrou a Campanha de Vacinação contra a Dengue com baixa adesão da população. Em seis semanas, apenas 26,2% da população chave (15 a 27 anos) procuraram os postos de saúde para receber a primeira dose. Até o fim da tarde de sábado (24), data final da campanha, 16.161 pessoas foram imunizadas. A segunda e a terceira doses estão previstas para fevereiro e agosto de 2017.

O desinteresse do público alvo pode estar ligado à desconfiança, já que se trata de um produto novo no mercado. 

“A vacina é segura, foi testada por cientistas em diversos países, e pode ajudar a evitar mortes por dengue”, disse a enfermeira Ângela Gonzalez, do serviço municipal.

“Se a meta de 80% fosse atingida, diminuiríamos muito a chance de uma nova epidemia”, pontuou a coordenadora de Imunização da 9ª Regional da Saúde, Ana Maria Carvalho da Costa. Só esse ano foram confirmados 6,5 mil casos de dengue e 14 mortes em Foz.

Multivacinação

A campanha nacional que oferece até 14 vacinas do SUS continua até o dia 30 de setembro na rede municipal de saúde. Em Foz do Iguaçu, a primeira semana de Multivacinação registrou 2.303 doses aplicadas entre menores de 5 anos. A atualização da carteira também é para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.

Colaboração: Assessoria PMFI.