21°
Máx
17°
Min

Universidade inaugura centro de especialidades odontológicas

(Foto: Divulgação / Assessoria) - Universidade inaugura centro de especialidades odontológicas
(Foto: Divulgação / Assessoria)

A população de Curitiba passa a contar com mais um serviço especializado na área odontológica para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Positivo foi inaugurado nesta terça-feira(15), no campus da Universidade Positivo, no Ecoville, pelo prefeito Gustavo Fruet, o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, e o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins.

Os centros de especialidades odontológicas da rede municipal de saúde são serviços estruturados para atender demandas mais complexas na área de saúde bucal. Ou seja, pacientes que necessitam de procedimentos especializados são encaminhados para estes centros pelas unidades básicas de saúde. Ali são realizados procedimentos de periodontia (ossos da boca/face e gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias bucais, diagnóstico de câncer bucal e ainda atendimento a portadores de necessidades especiais, entre outros.

O CEO Positivo é o terceiro centro de especialidades odontológicas de Curitiba. Além dele, existem ainda o CEO Rosário, no bairro São Francisco, e o CEO Sylvio Gevaerd, no Portão. O novo serviço foi viabilizado por meio da Portaria 599/06 do Ministério da Saúde, que permite que o poder público firme parcerias com universidades de qualquer natureza jurídica. O atendimento é feito pelos estudantes da pós-graduação, sob a supervisão dos professores da Universidade Positivo.

O prefeito Gustavo Fruet destacou que a abertura do CEO Positivo vai ampliar o atendimento à população de Curitiba na área de saúde bucal, permitindo uma maior rapidez no encaminhamento dos usuários do SUS. “O CEO Positivo vai permitir desafogar os outros dois centros, que se dividiam no atendimento à população de Curitiba, e vai oferecer um serviço altamente qualificado e com uma excelente infraestrutura”, disse.

Já o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, afirmou que neste tipo de parceria, todos saem ganhando: “A universidade tem que fazer o ensino e, no caso da odontologia, isso acontece junto com o atendimento à comunidade. Essa é uma vantagem, pois beneficia o ensino e o aluno. Para fazer esse atendimento à população, essa parceria com a Prefeitura de Curitiba é fundamental, pois são as unidades de saúde que nos encaminham os pacientes. A Prefeitura ganha ao ampliar este atendimento. E a população também, pois recebe o serviço. É o tipo de parceria que satisfaz a todos”, comentou.

Para o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, o CEO Positivo é mais uma demonstração do grande potencial da melhor integração entre ensino e serviço na rede SUS Curitiba. “Neste caso, a inauguração deste serviço leva também benefícios à qualidade dos atendimentos em saúde bucal de cada uma das 25 unidades básicas dos Distritos CIC e Santa Felicidade”, disse.

Colaboração Assessoria de Imprensa.