28°
Máx
17°
Min

Acordo automotivo entre Brasil e Argentina é importantíssimo, diz Temer

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) - Acordo automotivo entre Brasil e Argentina é importantíssimo, diz Temer
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira, 23, que o encontro com a vice da Argentina, Gabriela Michetti, foi muito "produtivo" e tratou da agenda bilateral, especialmente em relação ao acordo no setor automotivo que os dois países trabalham para fechar.

"O acordo automotivo entre Brasil e Argentina é importantíssimo. A meta é alcançar o livre comércio bilateral no setor", disse Temer.

O vice afirmou ainda que os dois conversaram sobre como acelerar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A questão da atuação conjunta na regiões fronteiriças, para combater a criminalidade e o tráfico de drogas, também foi discutida.

Gabriela Michetti, por sua vez, afirmou que desde que Maurício Macri assumiu o comando da Argentina, em dezembro do ano passado, tem trabalhado para fortalecer o vínculo com o Brasil. "Queremos encontrar oportunidades que façam bem para os dois países", disse.

Uma das ideias de Michetti, que também exerce a presidência do Senado argentino, é criar uma comissão com parlamentares dos dois países para discutir temas de interesse bilateral. Ela deve visitar o Senado brasileiro nesta tarde.

Durante o brinde, ela brincou dizendo que os argentinos têm fama de que sabem de tudo, mas que o novo governo está disposto a atuar com "humildade" para aprender junto com o Brasil a construir soluções e melhorar a relação.