22°
Máx
16°
Min

Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá entra em fase de licitação

A prefeita do Guarujá (SP), Maria Antonieta de Brito, assinou na segunda-feira, 30, o edital de concessão, construção e exploração do Aeroporto Civil Metropolitano da cidade. O edital será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias e deve tramitar por três meses.

O aeroporto será mais voltado para a aviação regional e funcionará numa área de 260 mil metros quadrados em Vicente de Carvalho, contando com uma pista de 1.390 metros que poderá ser ampliada para 1.600 metros.

Segundo a prefeitura do Guarujá, a expectativa é que 130 mil passageiros utilizem o aeroporto no primeiro ano de operação - a partir do quinto ano, as projeções apontam para mais de um milhão de passageiros.

O projeto inclui um terminal de passageiros, uma unidade de combate a incêndio e um posto de abastecimento, além de pátio de aeronaves e hangares. A prefeitura prevê que o novo aeroporto terá conexões, principalmente, com o interior do Estado de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Espírito Santo e Distrito Federal.

Com a publicação do edital, a prefeitura do Guarujá aguardará a obtenção da licença prévia ambiental da Cetesb, e, após a concessão, poderá iniciar as obras do Aeroporto Civil Metropolitano.