24°
Máx
17°
Min

Alberto Saraiva, da rede Habib's, revela o segredo do sucesso no livro ‘25 Verbos para Construir sua Vida’

(Foto: Divulgação) - Conheça o segredo do sucesso do Habib's
(Foto: Divulgação)

“Depois que a gente passa dos 60 anos a prioridade é tornar o mundo melhor para as pessoas, apresentar atalhos, possibilidades”. Foi com esta frase que o empresário Alberto Saraiva, dono de uma das principais redes de fast-food do Brasil, o Habib's, comentou o lançamento de seu livro “25 Verbos para Construir sua Vida”, que mais do que um livro, é um verdadeiro manual para o sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Em Curitiba para o lançamento do livro, que acontece nesta terça-feira (27), às 19 horas na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, Saraiva conversou com a reportagem do Massa News. Ele contou um pouco de sua história e convidou a todos a conhecerem sua obra.

O empresário nasceu em Portugal, mas, ainda quando bebê a família veio ao Brasil e se instalou no interior do Paraná, em Santo Antônio da Platina. “Meu pai tinha um caminhão e vendia doces para comerciantes da região. Foi com ele, aos 13 para 14 anos que comecei a vida de comerciante, foi ali que desenvolvi as habilidades de desinibição, confiança, de acreditar que podia”, conta.

O sonho de ser médico levou a família à São Paulo. Lá o pai montou uma padaria e ele passou no vestibular, na terceira tentativa. “Era muito concorrido, mas eu nunca desisti”.

A vida não foi fácil, e uma triste fatalidade tirou a vida do pai de Alberto. “Ele foi assassinado em um assalto”, contou. Mas, ele não desistiu, e os verbos que ele revela no livro aparecem com força na sua história. “Foi aí que tive que confiar e persistir, buscar formas de me motivar, evoluir”, relata. “O verbo que mais exemplifica essa fase, a morte do meu pai, é a superação”.

Ele assumiu a padaria, que classifica como ‘a pior do mundo’, e transformou o que tinha no que conhecemos hoje como Habib's. “Sucesso não é um negócio que você escolhe, é o que você carrega na mente”, afirma. “No começo eu democratizei a padaria, vendia por um valor bem abaixo do preço praticado no mercado e consegui formar uma grande clientela”.

Da padaria para a rede de comida árabe democrática, foi preciso um passo e o verbo acreditar. “Um senhor de 70 anos me pediu emprego. Era uma pessoa que ninguém parava para dar atenção. Eu perguntei o que ele sabia fazer e ele me disse que muitas coisas, mas que fazia uma esfirra divina”, conta. “Eu acreditei”, complementa.

Atualmente e apesar da crise política e econômica, o Habib's segue crescendo e transformando a vida das pessoas. São 22 mil funcionários que já conhecem o empreendedorismo de Saraiva. “Este é o segundo livro que lanço para o público, mas interno para os colaboradores tenho 10 livros”, diz.

"Podemos dizer então que os 25 verbos são o segredo de seu sucesso", perguntei ao empresário. E ele me respondeu, com toda certeza. “Sim, são os meus segredos que agora compartilho com todos”.