22°
Máx
16°
Min

Alexandre di Miceli: compliance sem mudança de mentalidade é 'enxugar gelo'

O sócio da Direzione Consultoria e Educação Executiva, Alexandre di Miceli, afirmou que adotar regras de compliance sem uma mudança de mentalidade na gestão de uma empresa é "enxugar gelo". A declaração foi dada durante o evento Fórum Estadão - Governança Corporativa.

Segundo ele, os diversos casos de corrupção revelados recentemente mostram que não se trata de uma "maçã podre" no cesto, mas sim reflexos de um sistema que acaba gerando essas irregularidades. "Nós precisamos revisitar questões fundamentais para a base do modelo de governança de uma empresa de sucesso do século XXI". Para o pesquisador, a ética tem de ser parte integral de qualquer decisão empresarial.

Os líderes de uma empresa precisam estar dedicados a alinhar os interesses de todas as partes interessadas, afirma Miceli, e também se deve promover uma gestão de pessoal baseada na confiança, não na pressão, para extrair o melhor dos funcionários. Além disso, é preciso ser transparente em relação aos impactos, mesmo os não financeiros, da companhia. E ter um interesse voluntário em buscar e arcar com as externalidades da operação da empresa.

"Tudo isso faz parte de um novo conceito, chamado capitalismo consciente. Quando bem governadas, as empresas são a principal forma de criação de valor para a sociedade", disse.