21°
Máx
17°
Min

Alphabet e Fiat Chrysler anunciam acordo para projeto de carro autônomo

A Alphabet, controladora do Google, e a Fiat Chrysler Automobiles concordaram em incorporar a tecnologia de carros autônomos em cem minivans, expandindo significativamente a frota de teste da gigante da tecnologia e marcando sua primeira parceria com uma grande montadora.

Engenheiros da Alphabet e da Fiat Chrysler vão trabalhar juntos em Michigan para redesenhar o modelo 2017 da minivan Pacifica Hybrid para integrá-la aos computadores, sensores e softwares da companhia de tecnologia. Os carros serão usados somente para testes.

A Alphabet pretende ter as primeiras minivans sem motorista até o final do ano, mas se recusou a fornecer um cronograma para todos os veículos.

O acordo também é uma vitória pequena, mas fundamental, para a Fiat Chrysler, que demorou para começar a investir na tecnologia de carros autônomos. Outros grandes fabricantes de automóveis, como a Toyota e a General Motors, estão investindo em sua própria tecnologia e, geralmente, têm hesitado em trabalhar com a gigante de tecnologia.

Em um comunicado, o chefe da divisão de veículos da Alphabet, John Krafcik, disse que "a equipe de engenharia ágil e experiente da Fiat Chrysler vai ajudar a Alphabet a acelerar os nossos esforços para desenvolver um carro totalmente autônomo".

Já Sergio Marchionne, executivo-chefe da Fiat Chrysler, salientou a parceria entre as companhias. "A experiência de ambas as empresas ganham será fundamental para fornecer soluções de tecnologia automotiva", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.