22°
Máx
16°
Min

Arábia Saudita flexibiliza regras para investimentos estrangeiros

A Arábia Saudita afirmou que irá flexibilizar ainda mais as restrições para investimentos estrangeiros em seu mercado acionário de US$ 393 bilhões no próximo mês, à medida que o país tem o objetivo de atrair mais capital estrangeiro para afastar sua economia da dependência do petróleo.

As novas regras irão permitir aos investidores estrangeiros ter participações maiores em companhias listadas e diminuir o valor mínimo de ativos necessários para gerenciar que as instituições externas devem ter para se qualificarem para investirem.

A Autoridade de Capital de Mercado, que regula o mercado de ações local, afirmou que as novas regras, que foram propostas em maio, foram aprovadas pela sua diretoria e entrarão em vigor a partir de 4 de setembro.

De acordo com as novas regras, os investidores institucionais estrangeiros com ao menos 3,75 milhões de riyals (US$ 1 bilhão) em ativos sob gerenciamento terão a permissão para obter uma licença para investir nas ações sauditas.

O regulador também irá dobrar o limite de propriedade estrangeira individual de ações de uma única empresa de 5% para 10%, e irá permitir mais tipos de instituições para investir no mercado, incluindo fundos soberanos e fundações universitárias. Fonte: Dow Jones Newswires.