22°
Máx
16°
Min

Ataques de grupo militante reduzem produção do petróleo da Nigéria

As notícias de que a produção de petróleo da Nigéria recuou para abaixo de 1 milhão de barris por dia continuam a apoiar os preços do barril nesta terça-feira, afirmaram analistas da SEB Markets. A redução na oferta nigeriana é causada por ataques de um grupo militante na região, os Vingadores do Delta do Níger.

O analista-chefe de commodities da SEB Markets, Bjarne Schieldrop, afirmou que o corte na produção da Nigéria resultará em diminuição nos volumes disponíveis no mercado físico, o que afetará o preço do Brent. Segundo Schieldrop, há similaridades entre o petróleo produzido na Nigéria e o Brent. No momento, cerca de 1 milhão de barris por dia de petróleo nigeriano deixa de chegar ao mercado.

Em sua suposta conta no Twitter, os Vingadores do Delta do Níger afirmaram que reduzirão a produção petrolífera nigeriana a zero. O grupo tem atacado oleodutos e outras instalações petroleiras no país africano. O grupo militante parece interessado em minar o governo do presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, segundo analistas e autoridades. Ex-ditador militar do norte da Nigéria que foi eleito no ano passado, Buhari é impopular no sul do país - ele recebeu apenas 13% dos votos no Delta do Níger.